segunda-feira, 4 de abril de 2011

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

PARTO HUMANIZADO


O que é parto humanizado?

O termo “humanização” carrega em si interpretações diversas. A qualidade de “humano” em nossa cultura quase sempre se refere à idéia arraigada na moral cristã de ser bom, dócil, empático, amável e de ajudar o próximo. Nesse contexto, retirar a mulher de seu “sofrimento” e “acelerar” o parto através de medicações e de manobras técnicas ou cirúrgicas e é uma tarefa nobre da medicina obstétrica e assim vem sendo cumprida.

Muitos hospitais e serviços médicos ignoram as regulamentações exigidas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, seja por querer todo o controle da situação do parto, por conveniência dos hospitais em desocupar leitos mais rápido ou por comodidade de médicos e mulheres em que no mundo atual não se pode perder muito tempo.







A humanização do parto não significa mais uma nova técnica ou mais conhecimento, mas, sim, o respeito à fisiologia do parto e à mulher.

  

  
"Para se mudar o mundo, precisa-se mudar a forma de nascer"
 Michel Odent


Essa frase nos mostra o quão revolucionário pode ser o ato de conceber, gestar e parir um ser humano e que essa é a revolução de que tanto necessitamos no planeta atualmente. Não existe ato mais político e revolucionário do que trazer ao mundo um ser que já vem banhado de consciência: o ser humano do futuro.
Michel Odent é bem conhecido como o obstetra que introduziu, num hospital público francês, os conceitos de salas de parto à semelhança de lares e de piscinas de parto. É o fundador do Centro de Pesquisa em Saúde, em Londres e também um dos nomes mais importantes na campanha mundial para a humanização do parto. É autor de 50 trabalhos científicos e 10 publicados em 19 línguas.


Neste livro, o médico francês Michel Odent, conhecido pela defesa do parto ecológico, faz um estudo sobre as diversas relações do ser humano com a água ao longo da história, seu aparecimento nas diversas culturas, nas artes plásticas e na literatura, ressaltando sua importância no trabalho de parto como elemento calmante, propiciador de um retorno a um estado primitivo, essencial à parturiente.

2009-11-07-amigas-do-peito-livros-3
Conduzido por seu senso de respeito aos processos naturais, Odent mostrou ao mundo como pode ser possível uma maternidade prestar um atendimento ao parto respeitoso e ao mesmo tempo seguro. Respeitando a parturiente nas suas necessidades, individualizando os atendimentos em detrimento de condutas padronizadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário